AEASE ESTEVE PRESENTE NO EVENTO

Aconteceu, no dia 07/05/15, na sede da AEASE, um evento técnico intitulado Oficina de Planejamento Estratégico da Agricultura, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca – SEAGRI, com a participação de suas vinculadas COHIDRO, EMDAGRO e PRONESE, com o objetivo de discutir e estabelecer um plano de ação estratégico, que venha nortear as atividades do governo do Estado voltado para o segmento agrícola, correspondente ao triênio 2016/2019.

A abertura do evento foi feita através de palavras proferidas pelo Secretario de Estado da Agricultura, Esmerado Leal. Em seguida, deu-se a apresentação do Superintendente Geral de Programação Econômica e Orçamento – SEPLAG,  Guilherme Maia Rebouças, versando sobre a temática Planejamento Integrado do Governo de Sergipe, com ênfase na Missão, Visão de Futuro, e Eixos de Ação do Governo Jackson Barreto, ficando evidenciado três segmentos como de destaque do governo: Educação, Saúde e Segurança. 

O Vice Presidente da AEASE e representante da entidade no evento, Fernando de Andrade, considerando que estava na casa dos engenheiros agrônomos que, por extensão, é a casa da agricultura em Sergipe, questionou  Guilherme Rebouças sobre como ficaria o segmento da agricultura neste contexto em nosso Estado. Fernando enfatizou que não obstante reconhecer a importância dos três segmentos considerados prioritários pelo governo, áreas problemas, com demandas e necessidades reprimidas, com recursos assegurados pela Constituição Estadual e, portanto, independente de prioridade ou não, o estado tem que atuar de forma consistente, fazia questão de destacar ainda que  a agricultura é, reconhecidamente, uma das poucas atividades econômicas com grande apelo social, pela possibilidade que encerra de geração de emprego, distribuição de renda e poderoso instrumento de fixação do homem ao campo, contribuindo para eliminação do êxodo rural, e evitando os bolsões de miséria nas grandes cidades. Finalizando, Fernando ratificou, veementemente, que a agricultura, longe de ser uma atividade problema é, reconhecidamente, uma saída, uma das soluções inteligentes para a economia estadual.

Como produto final do evento, em consequência da apresentação das possíveis ações das instituições vinculadas, foram definidos três Eixos de Atuação do Governo do Estado na Agricultura, assim definidos:

1. Campo Forte – Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa e Defesa Agropecuária, a serem executadas pela EMDAGRO;

2. Água no Campo – Contemplando ações de Condução da Política de Irrigação Pública Estadual, Coordenação dos Perímetros Irrigados Estaduais, Perfuração, Instalação e Recuperação de Poços, Construção e Recuperação de Pequenas e Médias Barragens, Construção e Recuperação de Aguadas, atividades a serem desenvolvidas pela COHIDRO;

3. Terra Viva – Segmento responsável pelo desenvolvimento de ações de Política Fundiária estadual, em destaque ações de Reforma Agrária, contemplando as atividades do Programa Crédito Fundiário e em complemento atividades de Discriminação e Regularização Fundiária, compromissos a serem assumidos por uma Coordenação vinculada a Secretaria de Estado da Agricultura.

Como ação sequencial, enquanto produto decorrente deste evento, definiu-se pela realização de reuniões entre SEAGRI e suas vinculadas, oportunidade onde será construído um Plano de Ação e de Metas, forjado com foco nos eixos então definidos, que norteará as ações de política agrícola do Governo Jackson Barreto.

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×