Quando se fala em controle do greening, o período de brotação nos pomares exige um cuidado especial por parte do citricultor. Esse foi o tema principal do episódio 33 do Fundecitrus Podcast, que recebeu os pesquisadores Silvio Lopes e Juan Arenas.

A preocupação com o greening em períodos de brotação está relacionada à preferência do psilídeo no momento da alimentação. “O inseto prefere os brotos na hora de se alimentar e também se reproduzir. Ao se alimentar na planta doente, o psilídeo vai adquirir a bactéria e, em seguida, ao se alimentar na planta sadia, ele vai transmitir a bactéria, iniciando a doença nessa planta”, explicou o pesquisador Silvio Lopes. 

 

Diante disso, é importante estar atento ao período em que a brotação acontece. Lopes comentou, durante a entrevista, que o clima é fator preponderante nessa questão. “As brotações acontecem nas copas das laranjeiras quando as condições climáticas são favoráveis para isso, dependendo principalmente da temperatura do ar e das chuvas. No nosso parque citrícola, a chuva é o fator que mais contribui para as brotações”, comentou.

Ao longo do episódio, o pesquisador Juan Arenas trouxe um outro fato bastante importante: a relação entre plantas doentes e as brotações. As plantas que apresentam a bactéria do greening têm um aumento de até 80% de brotações. “A doença causa uma condição particular nos floemas das plantas, causando um entupimento desses vasos, e quando isso acontece, há um estímulo de maior brotação por parte dessa planta, é uma forma de sobrevivência dela”, explicou.

 

A relação entre brotações e plantas doentes não param por aí. As árvores com a bactéria também apresentam uma alteração no período em que essas brotações acontecem. “Temos, nesse caso, um cenário catastrófico, pois se o produtor tem uma época no pomar em que as plantas não estão com brotações, e as plantas doentes começam a brotar, esse pomar está criando condições favoráveis para o psilídeo, ou seja, o produtor que mantém essas plantas doentes está fazendo com que brotações apareçam antes do período, atraindo mais psilídeos para essa plantação”, explicou Arenas.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo a 33ª edição do Fundecitrus Podcast, disponível no nosso canal do YouTube e também nas principais plataformas de áudio.

 

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×