Na vanguarda da inovação sustentável, a empresa Prodeman está prestes a colocar em operação uma usina de geração de energia elétrica revolucionária, totalmente alimentada por casca de amendoim. Com um investimento de impressionantes US$ 365 milhões, a usina não só se torna autossuficiente, mas também contribui para o abastecimento do sistema interligado nacional.

 

Localizada em General Cabrera, na Argentina, a 220 quilômetros a sudeste da capital provincial, a Prodeman já é uma referência na produção e venda de amendoim, recolhendo aproximadamente 140 mil toneladas por ano e empregando diretamente 450 funcionários. A planta, que opera em fase de teste desde os últimos meses de 2016, representa não apenas um marco para a empresa, mas um avanço significativo no campo da sustentabilidade e geração de energia limpa.

O projeto inovador teve início em 2012, quando a empresa decidiu explorar a utilização da casca do amendoim como fonte de energia. Além de eliminar um passivo ambiental, a Prodeman transformou essa casca em um ativo energético notável. A usina é equipada com uma turbina a vapor de 10 megawatts (MW), capaz de gerar impressionantes 78.840 MW/hora.

A eficiência energética do projeto é notável: a empresa utiliza 10% da energia gerada para seu próprio funcionamento, enquanto 25% é destinado ao processo de industrialização do amendoim, o equivalente a cerca de 17.000 MWh anuais adquiridos da Cooperativa Elétrica General Cabrera. Os 65% restantes são integrados à rede nacional, possibilitando o fornecimento de eletricidade para aproximadamente 8.000 residências por ano.

O processo de geração de energia é engenhosamente simples e eficaz. A casca de amendoim é coletada em células e transferida para uma caldeira, onde é queimada e transformada em energia potencial de vapor d’água. Esse vapor é então transferido para a turbina a vapor, onde é convertido em energia de rotação mecânica. Com o acoplamento ao gerador, essa energia é finalmente transformada em eletricidade.

 

Um transformador de potência ajusta a energia para o consumo interno da planta de processo, enquanto o excedente é canalizado para o sistema elétrico nacional por meio de redes conectadas à usina General Deheza, localizada a apenas 10 quilômetros de distância.

A inauguração iminente dessa usina exemplar marca um passo significativo em direção a fontes de energia mais limpas e sustentáveis, mostrando que é possível aliar o desenvolvimento industrial à preservação ambiental. A Prodeman, com sua visão pioneira, coloca-se como uma referência para outras empresas que buscam alternativas sustentáveis para impulsionar o crescimento econômico.

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×