A startup israelense Plantae Bioscience anunciou com sucesso a implementação de técnicas de edição genética CRISPR para reduzir os níveis de saponinas, conferindo um sabor amargo às ervilhas amarelas. Este avanço, segundo a empresa, deverá resultar em uma melhoria significativa no sabor da proteína da ervilha, visto que as saponinas são conhecidas por sua amargura e dificuldade de remoção por extração.

 

A Plantae Bioscience alega ser pioneira no uso da tecnologia CRISPR para criar uma característica herdada em ervilhas amarelas, ressaltando que, na maior parte do mundo, as ervilhas são consideradas não geneticamente modificadas (não-OGM).

Originada em 2021 no Instituto Weizmann de Ciência de Israel, com um financiamento inicial de US$ 6 milhões da empresa de inovação em biologia molecular Huminn, a Plantae Bioscience utiliza uma combinação de design computacional de proteínas, metabolômica e edição de genes para desenvolver plantas com novas características agrícolas.

Além do projeto de redução de saponinas, a startup, agora composta por uma equipe de 12 pessoas, está trabalhando em diversas inovações, incluindo frutas e vegetais geneticamente editados com níveis mais elevados de fitonutrientes e variedades de plantas adaptadas à agricultura vertical, projetadas para crescimento rápido em condições de pouca luz.

O primeiro projeto da Plantae Bioscience utiliza a técnica CRISPR para reduzir os níveis de saponinas nas ervilhas amarelas em até 99%, representando um avanço significativo no mundo das proteínas vegetais, que frequentemente enfrentam desafios relacionados ao sabor. No entanto, especialistas observam que existem outras fontes de notas desagradáveis nas leguminosas, além das saponinas.

 

O vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios, David Hart, destaca que o desafio reside na dificuldade de remover as saponinas durante o pós-processamento, e a abordagem da Plantae Bioscience visa solucionar esse problema na origem, fechando a via biossintética das saponinas por meio da tecnologia CRISPR.

 

 

Fonte: Agrolink

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×