Uma startup paulista está desenvolvendo um novo espumante, o ingrediente principal:  mel de abelhas nativas brasileiras sem ferrão. O objetivo do projeto é estimular a conservação da fauna e valorizar a cultura e o trabalho de comunidades locais. A Mirá startup sediada em São Carlos no interior paulista, está na fase de desenvolvimento do produto final.  

Juliana Massimino Feres, pesquisadora responsável pelo projeto, conta “existem mais de 350 espécies de abelhas brasileiras sem ferrão, cujo mel tem propriedades de aroma e sabor muito especial”. A bióloga já trabalha há algum tempo em projetos científicos relacionados a meliponicultura  (criação de abelhas sem ferrão).  

Segundo Feres, o mel das abelhas nativas trata-se de um recurso limitado, de alto valor e pouco reconhecimento pelo mercado, pensando nisso, Juliana e o sócio também biólogo Tulio Marcos Nunes, começaram a estudar alternativas para o processo fermentativo do mel de abelha nativas. Atualmente já existem no mercado, bebidas feitas a partir do mel d abelhas comuns, a Apis mellifera.  

Porém, as características do mel de abelhas sem ferrão, tiveram sucesso na bebida desde os primeiros testes. A Pesquisa desenvolvida em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está em sua segunda fase a de desenvolvimento final do produto a base de mel.  

Fonte: AGROLINK

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×