Imagina comer tomate e estar se prevenindo de doenças, isso mesmo, o vegetal rico em carotenoides (responsável pela cor vermelha) em melancias, pimentões e tomate, é bom para a saúde óssea por ser um potente oxidante. Além disso, o licopeno, presente no tomate é benéfico para a saúde.  

 

E por falar nele, um dos maiores benefícios do licopeno é que ele protege o corpo do estresse dos radicais livres, que podem danificar o DNA e outras estruturas celulares. Embora possa haver benefícios adicionais do licopeno relacionados a saúde do coração e a prevenção de câncer, especialistas dizem que não há evidências para suficientes para apoiar esses benefícios no momento. 

 

 De acordo com artigo publicado no site Verywell healt, um estudo clínico apontou que o licopeno afeta o metabolismo ósseo, os autores descobriram que a substância alterou a atividade de vários genes que sustentam a densidade óssea, sendo os responsáveis por dar força aos ossos. Ainda de acordo com a publicação, a suplementação de molho de tomate, pode ajudar a manter a força óssea.  

 

O artigo mostra a relação mútua com os altos níveis de licopeno e o risco reduzido de câncer de próstata. Por enquanto, ainda não há evidências de que o licopeno seja o responsável por reduzir diretamente esse risco, explicam os especialistas. No entanto, alguns estudos estão surgindo para ter certeza dos benefícios do licopeno para a saúde cardiovascular ou não.  

Fonte: AGROLINK

Please follow and like us:
Facebook
Instagram
×