Brasília (13/06/2018) – O Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso, com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer-MT) e da Força Nacional, iniciaram nesta terça-feira (12/06) operação conjunta para coibir o desmatamento ilegal da Amazônia. Na primeira ação, agentes ambientais flagraram o corte raso de 160 hectares em área de Reserva Legal em Tapurah (MT) por correntão, técnica que usa dois tratores e uma corrente com elos grossos para derrubar a vegetação nativa.Na base utilizada pelos infratores foram apreendidos um caminhão, uma pá carregadeira, uma moto, uma camionete, motosserras e documentos que evidenciam a saída da madeira, além de fichas de funcionários e comprovantes de transações bancárias. A Sema estima que a ação evitou o desmatamento de outros 800 hectares.Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O Brasil pode ter problemas para exportar para a Europa, já que a União Europeia (UE) está preparando uma legislação que proíbe a entrada de produtos de áreas devastadas por desmatamento, segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Estamos preparando um conjunto de legislações que impede que produtos de áreas devastadas sejam comercializados na União Europeia”, disse ela durante discurso no One Planet Summit for biodiversity, em Paris.

O conjunto de leis está sendo elaborado depois que algumas autoridades europeias pressionaram o governo brasileiro a acabar com os incêndios que consumiram boa parte das florestas brasileiras no ano passado sob ameaça de punições.

Em seu discurso no evento, Von der Leyen afirmou que não é “mais tolerável uma economia desenvolvida com base em desmatamento, um agronegócio que se desenvolve com o uso de agrotóxicos e leis que não protejam a biodiversidade”.

Sob a óptica de várias autoridades ao redor do mundo, depois da crise atual provocada pela pandemia do novo coronavírus, a grande crise global será a do meio ambiente.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×