Fertilizante Organomineral Granulado obtido a partir de cama de frango

O fertilizante organomineral fosfatado granulado, produzido a partir de cama de frango, corresponde a uma solução tecnológica tanto sob o ponto de vista ambiental como também agronômico. Misturando e combinando de forma balanceada minerais e matéria orgânica, o fertilizante potencializa a assimilação dos nutrientes pela planta e ativa a microbiota do solo, promovendo a produção de enzimas e outros compostos orgânicos benéficos. A tecnologia contribui para a agricultura de baixo carbono, por reduzir a emissão de gases de efeito estufa decorrentes da aplicação superficial de resíduos orgânicos.

A utilização dos resíduos da avicultura como fonte de nutrientes para o cultivo de grãos e de pastagens é uma prática comum em várias regiões brasileiras. No entanto, o uso de resíduos animais in natura resulta em baixa eficiência de utilização dos nutrientes, perdas por lixiviação e volatilização, e aumenta o risco de contaminação ambiental. A destinação adequada dos resíduos da avicultura é também uma necessidade determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Após a transformação biológica dos resíduos animais e sua associação com minerais fontes é possível produzir fertilizantes organominerais granulados com alto teor de fósforo solúvel, para uso em sistemas de produção extensiva de grãos. As características físicas e químicas do fertilizante organomineral granulado estão de acordo com a lei brasileira de fertilizantes. Resultados de campo indicam que a eficiência do uso do fósforo proveniente dos fertilizantes organominerais é semelhante à eficiência dos fertilizantes solúveis.

Quem ganha com isso

Criadores de frangos que conseguem destinar ao uso industrial as camas de frango que seriam percebidas como resíduos, empresários que investem nestas fábricas de fertilizantes, e os agricultores que farão uso desta tecnologia em suas lavouras.

Abrangência geográfica

Contratos tecnológicos para implantação das fábricas de fertilizantes organominerais já foram firmados nos seguintes estados: DF, GO e PR

Benefício econômico

Dependendo da região analisada, devido a alguns aspectos relacionados com a logística e distribuição, os fertilizantes organominerais granulados podem significar uma alternativa de baixo custo comparada com os fertilizantes minerais tradicionais.

Parceiros

Embrapa Suínos e Aves, Calderón Consulting e Universidade de Rio Verde

“Dependendo da região analisada, devido a alguns aspectos relacionados com a logística e distribuição, os fertilizantes organominerais granulados podem significar uma alternativa de baixo custo comparada com os fertilizantes minerais tradicionais.”.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/981423/producao-de-fertilizante-organomineral-granulado-a-partir-de-dejetos-de-suinos-e-aves-no-brasil

“Nós tivemos um ganho de produtividade em torno de 10% a 15% nas parcelas onde se aplicou o organomineral em relação a parcela que se aplicou o fertilizante mineral com os mesmos teores de fósforo. A matéria orgânica promove alguns benefícios sobre o ambiente de dissolução do fertilizante”, diz Vinicius Benites.”.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/04/tecnologia-faz-aumentar-eficacia-do-uso-da-cama-de-frango-na-adubacao.html

http://globoplay.globo.com/v/2501736/

Fonte: https://www.embrapa.br/