Tomar leite integral, mesmo com toda a gordura presente nele, faz bem para a saúde. É o que sugere um novo estudo publicado no periódicoThe Lancet. Geralmente, nutricionista recomendam o consumo de três copos de leite por dia, desde que tenham pouca ou nenhuma gordura. O que a nova pesquisa sugere, no entanto, é que o consumo de laticínios gordos também pode fazer bem. 

“Essa descoberta sugere que a difamação de laticínios integrais por conta de seu maior teor de gordura saturada — embora muitas pesquisas liguem a gordura saturada a doenças cardíacas — pode não capturar toda a realidade”, disse à revista Time Mahshid Dehghan, pesquisadora de epidemiologia nutricional do Population Health Research Institute, no Canadá.

Para chegar a conclusão, ela e seus colegas analisaram informações sobre a dieta e a saúde de 136 mil adultos em 21 países. Nenhuma das pessoas incluídas no estudo tinha histórico de doença cardiovascular e todas completaram uma pesquisa detalhada sobre dieta, que incluía perguntas sobre o tipo e a frequência da ingestão de produtos lácteos.

Ao longo de nove anos de acompanhamento, cerca de 10,5 mil pessoas morreram ou tiveram um grande problema cardiovascular, como um ataques cardíacos ou derrames.

Ao analisar os dados, os cientistas descobriram que, em comparação com pessoas que não comiam produtos lácteos, aquelas que consumiam mais de duas porções por dia tinham taxas de mortalidade total mais baixas (3,4% versus 5,6%) e taxas de mortalidade cardiovascular (0,9% versus 1,6%). Elas também tiveram menores taxas de doença cardiovascular (3,5% versus 4,9%) e acidente vascular cerebral (1,2% versus 2,9%).

E entre as pessoas que comiam apenas laticínios integrais, aqueles que consumiam cerca de três porções por dia tinham taxas de mortalidade mais baixas do que as pessoas que comiam menos de 0,5 porções por dia (3,3% versus 4,4%).

“Defender o consumo de um baixo teor de gordura é predominantemente baseado no pressuposto de que a gordura saturada aumenta o colesterol”, disse a pesquisadora. “Mas laticínios contêm muitos outros componentes [que podem ser saudáveis] — aminoácidos, vitamina K, cálcio, magnésio. Eles podem ser fermentados e têm probióticos. Não devemos nos concentrar em um único nutriente.”

Os pesquisadores alertam, no entanto, para as limitações da pesquisa: o questionário sobre a dieta foi preenchido somente uma vez no início do estudo e não abordou mudanças nos padrões alimentares dos participantes ao longo do tempo. Além disso, o período de estudo é considerado curto para analisar mudanças de longo prazo, como doenças cardiovasculares.

Também não havia muitos dados para pessoas comendo mais de três porções de laticínios por dia, o que significa que não era possível dizer como o consumo pesado afeta a saúde.

Em editorial que acompanha o estudo, Jimmy Chun Yu Louie, da Universidade de Hong Kong, e Anna Rangan, da Universidade de Sydney, na Austrália, dizem que o estudo não deve ser tratado como um “selo final de aprovação”. “Os leitores devem ser cautelosos e devem tratar este estudo apenas como mais uma evidência (embora grande) na literatura”, escreveram.

Para Dehghan, o resultado confirma a importância do leite na alimentação. “Estamos sugerindo que os produtos lácteos não devem ser desencorajados. Talvez devam ser encorajados especialmente em países de baixa e média renda, onde o consumo dele é baixo, ou entre indivíduos que consomem quantidades muito baixas de laticínios.”

Fonte: https://revistagalileu.globo.com

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×