roboagroA robótica na agricultura é um ramo que lida com a fabricação e utilização robôs no campo obtendo precisão nos resultados, maior rapidez na produção, aumento de rendimento operacional, eficiência e baixo custo de mão de obra.

Com a escassez de mão de obra em serviços exaustivos e extenuantes, os robôs agrícolas podem ser uma possibilidade para os diversos setores e tarefas na agricultura. A robótica na agricultura dispõe de robôs nos ramos de colheita dos frutos, capina, poda, lavoura, irrigação, monitoramento da lavoura, aragem, pulverização entre outros, todos planejados para o aumento do rendimento operacional e para facilitar a execução de serviços repetitivos trazendo conforto para o trabalhador.

O problema dos agricultores é de identificar áreas onde possui baixo rendimento e áreas com incidência de pragas, a falta dessas informações faz com que aumentem os gastos na lavoura. Os robôs agricultores geram um mapa de produtividade onde o proprietário pode monitorar a lavoura como um todo, auxiliando na agricultura de precisão e assim reduzindo custos.

PIQUEPAILLE destacou o projeto HortiBot que foi coordenado na Universidade de Aarhus por Rasmus Nyholm Jorgensen, cientista do Departamento de Engenharia Agrícola. O HortiBot possui aproximadamente 3 metros de altura e utiliza o sistema de posicionamento global (GPS). Ele pode reconhecer mais de 25 tipos de ervas daninhas e eliminá-las utilizando os acessórios e recursos de remoção.

Com os avanços tecnológicos a robótica na agricultura é um grande fator para a potencialização e otimização das lavouras, apesar de alguns desafios como alto custo de implantação e mão de obra especializada, vai passar a desenvolver novas práticas agrícolas abrindo oportunidade para a inserção de sistemas autônomos. As empresas do ramo tecnológico acreditam que a robótica na agricultura é uma área muito promissora, pois além de facilitar o trabalho irá trazer benefícios como a melhoria na produção.

Fonte: fatecourinhos.edu.br

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×