algodaoUma variedade transgênica de algodão de fibra longa foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Fundação Bahia. É a primeira cultivar desse tipo desenvolvida no Brasil, informam os pesquisadores, em comunicado divulgado pela empresa.

De acordo com a Embrapa, a cultivar atende a uma demanda da indústria têxtil brasileira. O país é importador de fibra longa – especialmente de países como Egito, Estados Unidos e Peru – a qual é misturada com outras fibras consideradas médias e melhorar a qualidade dos tecidos.

“O novo material possui comprimento de fibra superior a 32,5 mm, e elevada resistência, características consideradas ideais pela indústria têxtil para a fabricação de tecidos finos destinados à fabricação de roupas”, garante a Embrapa, no comunicado.

O novo algodão, chamado de BRS 433 FL BR2F, é uma planta de porte médio e ciclo produtivo longo. Segundo a Embrapa, é adaptado para o plantio na região de Cerrado na Bahia, nos Estados do Matopiba, e no Centro-oeste. Pode ser plantado também em sistemas irrigados no Nordeste.

“O potencial produtivo é superior a 4.500 quilos (300 arrobas) de algodão em caroço por hectare com rendimento de fibra em torno de 38%”, garante a Embrapa.

Como a nova cultivar traz tecnologia de resistência a insetos (Bt), a recomendação dos pesquisadores é fazer o chamado refúgio, quando parte da lavoura é semeada com plantas que não têm a tecnologia. A proporção indicada é de 20% da lavoura com refúgio, para evitar a criação de resistência das pragas à tecnologia.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×