organico_desidratadoA busca por alimentos saudáveis, com melhor qualidade e mais convenientes tem demonstrado tendência de expansão em supermercados e “sacolões” de grandes centros urbanos. As frutas e hortaliças embaladas, minimamente processadas, orgânicas e desidratadas, nesse contexto, surgiram como alternativas que, além de agregar valor ao alimento in natura e disponibilizar para a venda produtos de melhor qualidade, reduzem de maneira significativa as perdas que ocorrem diariamente, desde a colheita até a mesa do consumidor.

Esses produtos têm conquistado principalmente o mercado de pessoas mais preocupadas com a saúde e que buscam alimentos mais saudáveis, de origem orgânica e advindos de sistemas agroecológicos.

A desidratação é o processo que elimina a água dos vegetais por meio de evaporação. A técnica é antiga e foi muito utilizada durante as guerras mundiais. Os alimentos continuam sendo fontes de vitaminas e os principais nutrientes são preservados.  A grande vantagem é que esses alimentos podem ser armazenados por meses sem a necessidade de maiores cuidados, evitando também o desperdício. Esta é uma excelente forma de dar escoamento para a produção da agricultura familiar, principalmente daqueles produtos excedentes da venda “in natura”, além de proporcionar uma fonte de renda complementar.

No Brasil, o mercado de desidratados tem crescido a cada ano, mas ainda é pequeno se comparado a outros países, como os Estados Unidos, que lideram o consumo e venda desses alimentos. Nos estados do Sul, os agricultores já garantem um bom rendimento mensal com a comercialização desses produtos.

Fonte: MDA e outras – Hélio Soares Santos

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×