frutasUma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick (Inglaterra) indica que comer mais frutas e verduras pode aumentar substancialmente os níveis de felicidade das pessoas.

De acordo com um artigo publicado no American Journal of Public Health, este estudo é uma das primeiras tentativas em grande escala de exploração do bem-estar psicológico derivado do consumo destes produtos naturais, além dos estudos tradicionais que indicam que a ingestão de frutas e verduras pode reduzir o risco de câncer ou de doenças cardiovasculares.

O aumento nos níveis de felicidade foi detectado nas pessoas da pesquisa a partir da oitava porção de fruta e verdura ingerida por dia. Os pesquisadores concluíram que as pessoas que passaram a ingerirfrutas e verduras diariamente experimentaram uma sensação equivalente à satisfação de encontrar trabalho. A melhoria no bem-estar das pessoas ocorreu em 24 meses.

O estudo foi fundamentado em mais de 12.000 participantes, que foram escolhidos de forma aleatória. Estas pessoas mantiveram um diário alimentar enquanto se fazia uma medição de seu bem-estar psicológico. Os autores do estudo encontraram grandes benefícios psicológicos depois de dois anos.

O professor Andre Oswald, um dos autores da pesquisa, afirma em um comunicado da Universidade de Warwick: “Comer frutas e verduras impulsiona nossa felicidade mais rápido do que se incrementa a nossa saúde. A motivação das pessoas para comer de maneira saudável vai enfraquecendo pelo fato de que os benefícios físicos e mentais, como por exemplo a redução do risco de câncer, vêm após décadas. No entanto, quanto aos os ganhos de bem-estar por comer frutas e verduras, as melhorias são imediatas.”

O projeto resulta de uma colaboração entre a Universidade de Warwick (Inglaterra) e da Universidade de Queensland (Austrália). Os pesquisadores descobriram que os níveis de felicidade das pessoas são maiores a partir da oitava porção de fruta ou verdura consumida em um dia. O estudo implica no exame longitudinal das refeições diárias mantidas por 12.385 adultos selecionados aleatoriamente na Austrália em 2007, 2009 e 2013.

Esta investigação teria implicações políticas, essencialmente porque, como resultado da globalização, os cidadãos têm hoje uma dieta pouco saudável. Além disso, seus resultados poderiam ser usados por profissionais para persuadir as pessoas a comer mais frutas e verduras.

Os autores também descobriram que as mudanças registradas depois de se alimentar de frutas e verduras protagonizaram alterações subsequentes na felicidade e satisfação com a vida dos participantes do estudo.

Uma parte do estudo se baseou em examinar a informação da campanha australiana Go for 2&5, realizada em alguns estados australianos para promover o consumo de duas porções de fruta e cinco de verduras por dia entre os seus habitantes.

Os pesquisadores ponderam que poderia ser possível vincular o estudo com outros que estão sendo realizados sobre antioxidantes, que indicam que há uma conexão entre o otimismo e a carotenoide presente no sangue. No entanto, eles acreditam que é necessário ir mais fundo nesta área para chegar a conclusões.

Fonte: Site – agroalimentando.com

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Facebook
Instagram
×